Pedido de Venda – Sob-encomenda

A venda sob encomenda é uma funcionalidade que permite que a empresa efetivar uma venda, mesmo que não tenha em estoque o produto vendido. 

O cliente será avisado que aquele produto é vendido sob encomenda e que deverá esperar um prazo adicional para a produção do mesmo. Esse prazo adicional também é definido pela empresa, que utiliza o tempo extra para a fabricação ou aquisição do produto do pedido.

Neste documento, veremos como fazer um pedido de venda sob encomenda.

Pedido de Venda – Sob Encomenda

No sistema iCom, na tela de pedido de venda, é possível alterar o tipo de entrega do produto.  O tipo de entrega padrão é “No Ato“, porém, nos casos onde o estoque do produto esta zerado e a empresa já determinou que o procuro será produzido ou adquirido em breve, então a entrega do produto pode ser negociada com o cliente, e o tipo de entrega do pedido de venda pode ser alterado para “Sob Encomenda

Pedido de Venda Sob Encomenda

Aquisição dos Produtos

Os produtos vendidos no processo anterior foram vendidos sem houvesse quantidade disponível no estoque. É preciso fazer a aquisição e depois a entrada destes produtos, para que sejam liberados para entrega ao cliente.

Após fazer o lançamento completo da compra ( 1 – Faturar, Baixar Entrega e Atualizar Custo ), devemos selecionar o produto recebido (2) e clicar no botão “Baixar sob encomenda(3). Este procedimento fará o produto lançado na compra ficar vinculado ao pedido de venda realizado sob encomenda. O produto ficará reservado ao pedido de venda.

Após clicar no botão “Baixar sob encomenda” aparecerá a janela de vínculo do produto comprado com os pedidos de venda sob encomenda. 

  1. Será exibida informação do produto selecionado, com a quantidade comprada e a quantidade já vinculada ( zero no nosso exemplo ).
  2. Serão exibidos todos os pedidos de venda do produto em questão, com tipo de entrega sob encomenda. Será exibida a quantidade vendida, a quantidade já associada (comprada) e a quantidade à associar. 
  3. Informe a quantidade a ser vinculada, e clique no botão “Relacionar”. 

Como já fizemos a baixa de estoque do produto no processo de compras, o sistema exibirá uma mensagem, informando que o produto relacionado no passo anterior agora está disponível para entrega para o cliente do pedido de vendas relacionado.

Os produtos com baixa sob encomenda ficam com as informações na cor verde, para identificar que foram relacionados com um pedido de venda. 

Após estes passos, já é possível fazer o lançamento da ordem de entrega dos produtos vendidos sob encomenda.

Veja mais:

  • Ordem de Entrega Simples
  • Ordem de Entrega com Montagem e Frete
  • Consulta de Entregas Realizadas

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com nosso canal de Whatsapp

Print Friendly, PDF & Email

i12 Sistemas

Tel.: (16) 3851-3621

View All Posts by Author

Cadastro de Usuário