MD-e – Manifestação de Destinatário Eletrônico

Esse manual mostra como realizar a Manifestação de Destinatário Eletrônico no sistema iCom. Este procedimento é composto por um conjunto de eventos que tem por objetivo possibilitar ao destinatário ( receptor da nota fiscal ) se posicionar a respeito de sua participação no processo comercial daquela operação por meio da confirmação (ou não) dos dados informados pelo emissor do documento fiscal. Como parte deste conjunto de eventos, está a possibilidade de obter o documento fiscal gerado pelo emissor antes do recebimento da mercadoria, facilitando o processo de entrada de produtos.

A primeira etapa para consultar os documentos fiscais emitidos para o seu CNPJ, é verificar o funcionamento do certificado digital. 
Sem a confirmação do funcionamento do certificado, todas as operações à seguir não funcionarão.

Na aba Fiscal (1), clique no botão “Verificar Certificado” (2), caso tudo esteja certo com certificado digital, será exibida uma mensagem (3).

Caso dê mensagem de erro na etapa acima, entre em contato com suporte técnico da i12 Sistemas - Clique Aqui

Após a confirmação do funcionamento do certificado digital, o próximo passo é realizar a consulta de notas fiscais. Este processo consulta na Sefaz as notas fiscais eletrônicas emitidas contra o seu CNPJ.

Localize a aba FISCAL(1), clique no botão Verificar NF-e Destinada(2).

Após esse processo vai iniciar a consulta da NF-e destinada.

2

Aparecerá a janela de consulta de NF-e Destinadas. Aguarde até que a consulta esteja completa. Após a consulta das notas o sistema iCom automaticamente faz o manifesto das notas consultadas, ou seja, informa para automaticamente para Receita Federal que você está ciente das operações das Notas Fiscais consultadas desta maneira.

Após realizar a consulta na Sefaz, já é possível verificar as informações das notas fiscais na aba Fiscal (1), no botão “Consulta NF-e Destinada” (2).

Na tela de consulta você terá as informações das notas.

Para download do XML e DANFE basta selecionar as notas que deseja realizar o download (1) e clicar em Download NF-e (2) e aguarde o processo finalizar.

 

Após esses procedimentos você terá acesso ao DANFE e XML das notas. 

Print Friendly, PDF & Email

i12 Sistemas

Tel.: (16) 3851-3621

View All Posts by Author

Código CEST

Cadastro de Usuário