Detalhe de Custos da Ordem de Serviço

Uma ordem de serviço (OS) pode conter diversos itens, como serviços, serviços de terceiro, produtos, entre outros. Todos estes itens compõe a Ordem de Serviço para determinar o valor a ser cobrado do cliente pelos serviços prestados. 

A inclusão destes itens também termina um fator muito importante na gestão da sua empresa. São os CUSTOS. Cada item adicionado na ordem de serviço custou uma determinada quantia para sua empresa e é crucial saber a relação do custo dos serviços prestados, com o valor cobrado do seu cliente, para determinar se um serviço gerou lucro satisfatório para sua empresa.

Neste documento, veremos como checar o detalhe dos custos da ordem de serviço.

Detalhe de Custos da Ordem de Serviço

Abra a Ordem de Serviço que deseja checar os custos, e siga o caminho abaixo

  1. Clique no botão “Opções“.
  2. Clique em “Outras operações“.
  3. Clique em “Detalhe de Custos“.

* Caso não saiba como consultar e abrir uma OS, veja: Como consultar uma Ordem de Serviço

Será exibida tela com a informação dos custos da ordem de serviço, na qual podemos ver: 

  1. Progresso do Custo – Percentual do custo em relação ao valor total da ordem de serviço faturado ou a faturar para o cliente
  2. Aba “Resumo“.
  3. Informação dos custos da ordem de serviço por tipo de item da ordem
    • Serviços
    • Serviços de Terceiros
    • KM / Deslocamento
    • Produtos
    • Apontamento de Horas
    • Folha de Pagamento dos funcionários
    • Custo de compras rateadas

Na aba “Detalhe(1) é possível verificar detalhadamente todos os itens inseridos na ordem de serviço (2), bem como o custo de cada um dos itens inseridos, que compõe o total do custo da ordem de serviço.

Atualização de Custo de Itens da ordem de serviço

É comum que, muitas vezes, os itens inseridos dentro da ordem estejam com custo desatualizado. Um exemplo bastante comum, são os serviços personalizados, na qual são cobrados do cliente de acordo com o grau de dificuldade ou tempo necessário para realização do mesmo. Ex.: Troca de um componente em carros diferentes

O sistema iCom disponibiliza meios para que o custo dos itens adicionados na ordem de serviço sejam atualizados conforme seu custo varia. 

Atualização em massa de custo de itens

Para que vários itens da ordem de serviço sejam atualizados, faça os passos abaixo: 

  1. Clique na aba “Detalhe” dos custos.
  2. Selecione na caixa à esquerda, os itens que deseja atualização o custo.
  3. Clique no botão “Atualizar todos“.
  4. Na tela de confirmação de atualização de custos, clique em “Sim, atualizar com custo atual“. 

Atualização de custo manual de um item

É possível também fazer a atualização do custo de um item de forma manual. Neste método é necessário informar manualmente qual foi o custo do item selecionado. 

Para atualizar o custo de um item desta maneira, clique no item com botão direito do mouse e selecione a opção “Corrigir valores manualmente“.

Digite o valor do custo do item, e clique em “Confirmar“.

Após a confirmação, o valor de custo do item será atualizado, bem como percentual de progresso do custo com relação ao valor de faturamento da ordem de serviço

Através desde documento foi possível fazer a gestão dos custos de uma ordem de serviço.


 

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