Criação de Produto Composto – iCom

Produto Composto nada mais é do que um produto que tem em sua composição outros produtos que são chamados de matéria-prima, insumos, ingredientes ou ainda componente para que então seja produzido o produto final que será vendido para o cliente.

Neste documento, veremos como fazer o cadastro de um Produto Composto pelo Sistema iCom.

* IMPORTANTE! *

Este manual ensina como cadastrar produtos compostos no sistema iCom que utiliza cadastro de produtos padrão. Caso você utilize o sistema iPDV, veja o link à seguir, onde ensinamos a cadastrar um produto composto no formato iPDV.

Matéria-Prima

Matéria-Prima são os produtos usados como base de um processo produtivo para fabricação ou desenvolvimento de um produto final. O sistema iCom, por padrão, salva todos os produtos com tipo “Produto Final” no ato do cadastro. Quando iniciamos o uso de Produtos Compostos, precisamos ajustar os cadastros dos produtos usados na composição, para que o tipo seja “Matéria-Prima”.

Para alterar o tipo do produto, acesse o cadastro do produto em questão, e faça: 

  1. Clique na aba “Produto“.
  2. Em “tipo“, selecione “Matéria-Prima“.
  3. Clique em “Salvar“.

Criação de Produto Composto

Vamos criar um novo produto composto, chamado “AREIA MÉDIA – LATA (18L)”. Este produto terá como matéria-prima, o nosso cadastro de areia, visto acima.

  1. Clique na aba “Cadastro“.
  2. Clique em “Produtos“.
  3. Clique em “Novo“.

Preencha as informações padrões do seu produto, e preencha as configurações abaixo, conforme indicado:

  1. Na aba “Produto“.
  2. No campo “tipo”, selecione “Produto Final“.
  3. Habilite o campo “Manufaturado“.
  1. Clique na aba “Preço“.
  2. Clique no botão de composição, do produto composto.
  3. O sistema exibirá uma mensagem, informando que o controle de estoque do produto composto será desativado, clique em “ok“.

* O estoque do produto composto é calculado automaticamente com base no estoque das matérias-primas usadas em sua composição.

Será exibida tela para informar a matéria-prima necessária na composição do produto. 

  1. Selecione o produto (Use tecla F3 para abrir a consulta de produtos).
  2. Informe a quantidade da matéria-prima necessária para compor o produto. ( No caso da areia, é necessário aproximadamente 0,540 M³ para preencher 1 lata de 18 litros ).
  3. Clique no botão “Inserir“.
  4. O produto inserido será exibido na listagem de composição do produto. 
  5. Repita os passos 1 a 4, caso existam outros produtos na composição do produto final. Clique em “Confirmar“, para finalizar a composição do produto final.

Finalizando a adição das matérias prime, retornaremos para aba de preços do sistema iCom. Confira as informações abaixo para finalizar o cadastro:

  1. Custo – O preço de custo do produto composto é baseado na soma dos custos da matéria-prima + outros custos. 
  2. Composição do Produto Final – Serão exibidos todas as matérias-primas usadas na composição do produto final, a quantidade necessária para composição e o preço de custo. 
  3. Preço – Preencher o preço do produto ( à vista e à prazo ).
  4. Clique no botão “Salvar” para gravar o cadastro do produto composto. 

O produto composto é salvo, e o sistema iCom faz o cálculo da quantidade disponível no produto final, com base na quantidade dos produtos inseridos como matéria-prima.

Exemplo: 898,704 / 0,0540 = 16.642,666 ( como a lata é vendida de forma unitária [inteiro], não tem casas decimais, então o sistema fez o arredondamento )

Informação do estoque disponível dos produtos

Desta forma, sempre que 1 unidade de “AREIA MÉDIA – LATA (18L)” é vendida, o estoque do produto “AREIA MÉDIA” será reduzido em 0,0540 M³.

Veja mais:

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com nosso canal de Whatsapp

Print Friendly, PDF & Email

i12 Sistemas

Tel.: (16) 3851-3621

View All Posts by Author

Cadastro de Usuário