Consulta de Contas à Receber (Versão superior à 476)

É comum as empresas darem um prazo de recebimento para alguns clientes. A gestão das contas à receber é muito importante para a saúde financeira da empresa. O sistema iCom disponibiliza meios práticos para fazer a gestão das contas à receber

Neste documento, veremos como fazer um recebimento parcial de uma fatura.

Consulta de Contas à Receber

No iCom, na aba “Financeiro(1), clique no botão “Recebimento de Contas(2). As informações das contas em aberto do cliente serão listadas, separadas em algumas abas (3), de acordo com a forma como foi lançada a fatura do cliente no momento da venda. Abaixo veremos a finalidade de cada uma das abas da tela de recebimento de contas: 

  • Faturas em Aberto – Faturas que foram realizadas utilizando o método de recebimento chamado “à prazo” (ícone do boleto na tela de faturamento).
  • Pedidos em Aberto – Faturas que foram realizadas utilizando o método de recebimento chamado “Conta Cliente” (popularmente conhecido como fiado).
  • Cheques Pendentes – Cheques à prazo recebidos do cliente aguardando compensação (aguardando depósito no banco)
  • Créditos – Saldo de crédito em conta. (Recebido através de devolução de produtos; popularmente conhecido como “haver”)

Faturas em Aberto

Esta aba (1) exibe todas as faturas que foram registradas com formato “à prazo” que o sistema disponibiliza. Estes registros podem ser da categoria crediário, promissória (o sistema gera a promissória para cliente assinar) ou boleto bancário (o sistema gera o boleto). 
Estas faturas (2) tem data de vencimento pré-definidas no momento da venda, bem como a negociação de parcelas e também é possível definir no momento da venda como esta fatura será paga pelo cliente no ato da quitação (qual a conta corrente por exemplo).
Esta aba também exibe ao final (3), um resumo financeiro do cliente selecionado. Com o valor total em aberto, total de juros (caso houver) e também os créditos que o cliente tem em haver.

Pedidos em Aberto

A aba de “Pedidos em Aberto (1) exibe todas as faturas (2) registradas com formato “Conta Cliente” no momento da venda. Este formado de fatura tem algumas diferenças com as faturas lançadas “à prazo”. Veja:

  • No momento de faturar a venda ou serviço, não é possível particionar os meios de recebimento (uma parte em dinheiro, outra em cartão e o restante na conta cliente, por exemplo). Ou seja, através do método “Conta Cliente” o valor total da venda ou ordem de serviço deve ser lançado na conta do cliente.
  • Não permite que seja informada a data de vencimento. A data de vencimento é informada automaticamente de acordo com as configurações do sistema iCom. 
  • Este método de fatura não permite lançar parcelamento. Sempre é lançada uma fatura única do valor total.

Cheques Pendentes

Esta aba (1) apresenta todos os registros lançados com tipo “Cheque à prazo” (2) na tela de faturamento da venda ou ordem de serviços. 
Os cheques à prazo tem data de vencimento, que torna-se a data de compensação, ou seja, data em que o cheque poderá ser depositado na conta para que seja compensado.

Créditos

A aba de “Créditos(1) apresenta todos os registros de crédito que o cliente tem em haver. O crédito pode ser gerado através da devolução de um produto, ou através de uma entrada avulsa de crédito. Veja mais em: Como lançar crédito avulso na conta de um cliente

Neste documento vimos como abrir a consulta de contas à receber, e todos os tipos de contas à receber que o sistema iCom disponibiliza.

Veja mais:

  • Recebimento de Fatura em aberto
  • Recebimento parcial de Fatura em aberto
  • Renegociação de faturas em aberto
  • Fechamento de Conta Cliente

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com nosso canal de Whatsapp

Print Friendly, PDF & Email

i12 Sistemas

Tel.: (16) 3851-3621

View All Posts by Author

Cadastro de Usuário