Como receber uma fatura utilizando crédito

Este procedimento instrui como receber uma fatura, de vendas, ordem de serviço, ou conta de cliente, com utilização de crédito interno. 
O crédito interno pode ser gerado através da devolução de um produto, ou pode ser lançado manualmente na conta de um cliente, e depois pode ser aplicado no recebimento de faturas em geral. Por padrão, o sistema permite utilizar o crédito somente na conta do cliente que tem o crédito. Mas é possível liberar permissões para receber a conta de um cliente através do crédito de outro cliente, com base no código de barras do crédito. Neste exemplo, iremos ver como receber uma venda com a utilização do crédito na conta do cliente. O mesmo procedimento é usado para Ordens de Serviço, Contrato e Recebimento de Contas. 

Teremos algumas situações diferentes no processo de recebimento de fatura no sistema iCom. Neste tutorial iremos mostrar as situações abaixo: 

Recebimento Total de venda com utilização de crédito

Em nosso primeiro exemplo, iremos selecionar o cliente da venda (#1), e posteriormente inserimos os produtos da venda (#2) e então iremos faturar a venda (#3)

A tela de faturamento abrirá, e automaticamente será exibida informação do crédito atual do cliente selecionado (#1). Também será exibido o campo para informar o valor do crédito a ser utilizado como forma de recebimento (#2).

Iremos fazer o pagamento total da venda com o crédito da conta. Informamos o valor do crédito a ser utilizado (#1), conferimos o valor recebido (#2) e clicamos em finalizar (#3).

Recebimento Parcial de venda com utilização de crédito

Para o exemplo a seguir, iremos utilizar o crédito na conta do cliente como pagamento parcial de uma fatura de venda. Temos abaixo uma venda na qual o valor é superior ao crédito existente. 

Informamos então o valor do crédito que iremos utilizar (#1), e o valor restante, para nosso exemplo, iremos lançar como cartão de débito (#2). 
Conferimos o valor recebido (#3), e clicamos em Finalizar (#4) para confirmar o recebimento da venda.

Recebimento com compartilhamento de crédito entre clientes

Existem casos na qual o produto devolvido é proveniente de um presente e o cliente que vai utilizar o crédito da devolução não é o cliente da venda; ou casos onde o cliente informado na ato da venda foi o cliente consumidor. Em casos assim é possível utilizar crédito através do código de barras do crédito gerado na devolução e assim utilizar o valor do crédito pelo código, ao invés de ser pelo cliente. **

** O compartilhamento de créditos entre clientes precisa ser liberado nas configurações do sistema. 

Basta clicar no botão de crédito (#1), que será aberta tela para consulta de créditos gerados anteriormente

Ao clicar no botão de Crédito, aparecerá a tela de pagamento por crédito. 

  • Nesta tela, pode ser lido o código de barras da devolução no campo “Número do Crédito“(#1). Aparecerá a informação do crédito abaixo.
  • Informar o valor do crédito a ser usado, e clicar no botão “Adicionar” (#2). O valor informado será lançado (#3).
  • Clicar no botão “Confirmar” (#4) para inserir o crédito para pagamento da venda

Veja também:

 

Print Friendly, PDF & Email

i12 Sistemas

Tel.: (16) 3851-3621

View All Posts by Author

Cadastro de Usuário