Este procedimento instrui como lançar débito interno de forma avulsa na conta de um cliente. O débito interno pode ser usado em alguns casos específicos, como o lançamento de um débito antigo do cliente, que não está vinculado a um pedido de venda, como dívida pessoal, por exemplo, ou simplesmente lançar um débito que não está vinculado à uma venda ou prestação de serviço.
Siga os passos abaixo para lançar um débito avulso na conta de um cliente.
- No sistema iCom, acesse a guia FINANCEIRO.
- Clicar no botão Recebimento de Conta.
- Selecione o cliente, pelo nome ou digite o código
- Clique na guia Faturas em Aberto
- Clique no botão Entrada Avulsa e selecione “Entrada de Débito avulso“

A tela de lançamento de débito avulso será aberta e devemos seguir os seguintes passos para lançar o crédito:
- Preencher a data da entrada
- Como selecionamos o cliente no passo anterior, ele vem automaticamente preenchido. Mas é possível alteração o cliente selecionado.
- Inserir o valor do débito
- Preencher o Centro de Custo e Plano de Contas.
- Inserir uma breve justificativa da entrada de crédito.
- Concluir a operação.

Ao concluir a operação anterior, será aberta tela de faturamento do sistema, para informarmos qual a forma de pagamento do débito que estamos cadastrando.
Para nosso exemplo, iremos escolher a opção de recebimento à prazo (F9 – À Prazo)

Será exibida tela de faturamento à prazo, onde devemos informar:
- Forma – Forma de recebimento, de acordo com as formas de recebimento à prazo cadastradas
- Total – Valor do faturamento a ser gerado. Pode ser parcial caso usuário desejar informar várias formas de recebimento diferentes
- Quantidade – Parcelas
- 1º Vencimento – Data de vencimento da fatura
- Gerar – Insere a fatura.
- O sistema permite gerar várias faturas à prazo diferentes com datas de vencimento e valores diferentes. Desde que não ultrapasse o valor do débito
- Clicar em Confirmar F5 para concluir o faturamento do débito

Confirmando o lançamento da fatura à prazo, voltaremos a tela de faturamento, onde podemos visualizar o lançamento dos R$ 100,00 na forma de recebimento à prazo, e concluir a operação clicando em Finalizar F5

Concluindo o faturamento do débito, voltaremos à tela de Recebimento de Contas.
Na guia “Faturas em Aberto“, é possível visualizar todos os débitos pendentes lançados na conta do cliente.

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