Como lançar Débito avulso na conta de um cliente

Este procedimento instrui como lançar débito interno de forma avulsa na conta de um cliente. O débito interno pode ser usado em alguns casos específicos, como o lançamento de um débito antigo do cliente, que não está vinculado a um pedido de venda, como dívida pessoal, por exemplo, ou simplesmente lançar um débito que não está vinculado à uma venda ou prestação de serviço.

Siga os passos abaixo para lançar um débito avulso na conta de um cliente. 

  1. No sistema iCom, acesse a guia FINANCEIRO.
  2. Clicar no botão Recebimento de Conta.
  3. Selecione o cliente, pelo nome ou digite o código
  4. Clique na guia Faturas em Aberto
  5. Clique no botão Entrada Avulsa e selecione “Entrada de Débito avulso

A tela de lançamento de débito avulso será aberta e devemos seguir os seguintes passos para lançar o crédito: 

  1. Preencher a data da entrada
    • Como selecionamos o cliente no passo anterior, ele vem automaticamente preenchido. Mas é possível alteração o cliente selecionado.
  2. Inserir o valor do débito
  3. Preencher o Centro de Custo e Plano de Contas.
  4. Inserir uma breve justificativa da entrada de crédito. 
  5. Concluir a operação.

Ao concluir a operação anterior, será aberta tela de faturamento do sistema, para informarmos qual a forma de pagamento do débito que estamos cadastrando. 

Para nosso exemplo, iremos escolher a opção de recebimento à prazo (F9 – À Prazo)

Será exibida tela de faturamento à prazo, onde devemos informar:

  • Forma – Forma de recebimento, de acordo com as formas de recebimento à prazo cadastradas
  • Total – Valor do faturamento a ser gerado. Pode ser parcial caso usuário desejar informar várias formas de recebimento diferentes
  • Quantidade – Parcelas
  • 1º Vencimento – Data de vencimento da fatura
  • Gerar – Insere a fatura. 
    • O sistema permite gerar várias faturas à prazo diferentes com datas de vencimento e valores diferentes. Desde que não ultrapasse o valor do débito
  • Clicar em Confirmar F5 para concluir o faturamento do débito

Confirmando o lançamento da fatura à prazo, voltaremos a tela de faturamento, onde podemos visualizar o lançamento dos R$ 100,00 na forma de recebimento à prazo, e concluir a operação clicando em Finalizar F5

Concluindo o faturamento do débito, voltaremos à tela de Recebimento de Contas
Na guia “Faturas em Aberto“, é possível visualizar todos os débitos pendentes lançados na conta do cliente.


Veja também:

 

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Tel.: (16) 3851-3621

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