Como lançar crédito avulso na conta de um cliente

Este procedimento instrui como lançar crédito interno de forma avulsa na conta de um cliente. O crédito interno pode ser usado em diversos casos, como a devolução de um produto, ou quando um cliente ganha o crédito como um brinde ou prêmio de uma promoção; ou até mesmo quando cliente paga um valor maior que o saldo devedor, para ficar com saldo em haver.

Siga os passos abaixo para lançar um crédito avulso na conta de um cliente. 

  1. No sistema iCom, acesse a guia FINANCEIRO.
  2. Clicar no botão Recebimento de Conta.
  3. Selecione o cliente, pelo nome ou digite o código
  4. Clique na guia Faturas em Aberto
  5. Clique no botão Entrada Avulsa e selecione “Carta de Crédito (Entrada de crédito avulsa)

A tela de lançamento de crédito avulso será aberta e devemos seguir os seguintes passos para lançar o crédito: 

  1. Preencher a data da entrada
    • Como selecionamos o cliente no passo anterior, ele vem automaticamente preenchido. Mas é possível alteração o cliente selecionado.
  2. Inserir o valor do crédito
  3. Preencher o Centro de Custo e Plano de Contas.
  4. Selecionar o tipo de crédito. (Para saber como cadastrar tipos de crédito, clique aqui)
    • O lançamento de créditos vir através de entrada financeira ou não. Em nosso exemplo, como é um brinde, não tem entrada financeira. Mas existem situações onde um crédito é gerado através de entrada financeira. Ex.: Pagamento de uma venda, com valor superior ao valor da venda, e restante deixado na loja como “haver” para debitar em futuras compras
  5. Inserir uma breve justificativa da entrada de crédito. 
  6. Concluir a operação.

Após concluir a operação, voltaremos à tela de Recebimento de Contas. 
Ao clicar na guia Créditos, é possível visualizar todos os créditos lançados na conta do cliente.


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Tel.: (16) 3851-3621

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