Como lançar a devolução de Produtos (versão superior a 466)

Este procedimento instrui como lançar a devolução de um ou mais produtos. A devolução de produtos é uma operação comum do comércio, na qual um cliente opta pode devolver um produto, por motivos diversificados. No sistema iCom é possível devolver um ou mais produtos da venda realizada. O produto devolvido gera um crédito na conta do cliente ou a devolução do dinheiro. Veja abaixo como lançar a devolução de um produto no sistema iCom

* A operação abaixo mostra como lançar a devolução de produto no iCom nas versões superiores a 466. Você está em uma versão igual ou inferior a 466 e quer saber como lançar uma devolução? Consulte aqui

A operação de devolução de produtos pode ser acessada clicando a aba Vendas (#1), botão “Devolução” na opção #2 ou botão “Devolução ou Troca” na opção #3.

Botão para lançar uma nova devolução de produtos

Também pode ser acessada diretamente da tela de vendas. É uma opção muito eficiente pois não é necessário sair da venda para lançar uma devolução. Os produtos lançados anteriormente na venda permanecem.

Botão para criar nova devolução à partir da Venda

Após abrir a tela de devolução, é necessário fazer consulta dos produtos a serem devolvidos. Siga os passos abaixo:

  1. Data da Emissão Limite – Virá preenchida automaticamente de acordo com a quantidade de dias configurados no sistema. * A data pode ser alterada para um período maior, caso esteja habilitado nas configurações.
  2. Número do Pedido de Venda – Caso o cliente tenha o cupom do pedido de venda, ou Cupom para Troca, é possível informar o número do pedido, e neste caso serão exibidos todos os produto da venda informada
  3. Consulta de Clientes – Caso não tenha o número do pedido de venda, é possível fazer a seleção do cliente, e assim serão exibidos todos os produtos de todas as vendas realizadas dentro do período de tempo informado.
  4. Filtro por Produto – Quando a venda tem muitos itens, é possível usar este campo para buscar o produto na lista exibida.
  5. Clicar no botão atualizar, para exibir os produtos
  6. Na lista de produtos, selecionar o produto que deseja devolver, com dois cliques sobre ele
  7. Informar a quantidade do produto a ser devolvida
  8. Clicar em “Lançar“, para adicionar o produto à lista de devolução

O produto a ser devolvido será listado abaixo (#1). O mesmo processo acima deve ser repetido caso existam mais produtos a serem devolvidos. Em nosso exemplo iremos devolver apenas o produto listado. 

É possível alterar o cliente que será favorecido com esta devolução (#2). Esta opção é mais usada em casos onde o produto vendido é um presente.

Na opção #3 devemos escolher como o valor do produto será devolvido para o cliente favorecido. Por padrão, o sistema gera um crédito na conta do cliente favorecido, e este crédito pode ser aplicado diretamente na venda como pagamento. Também é possível devolver a quantia em dinheiro do produto; e neste caso, o valor em dinheiro sairá do caixa.

Após checarmos todas as informações acima, iremos finalizar nossa devolução (#4).

Para finalizar a devolução, o sistema informará que o cliente ficará com valor do produto gerado como crédito. Clicamos em “Sim” para confirmar.

Será gerado um cupom com informação do produto devolvido, o crédito gerado na conta do cliente e um código de barras que pode ser usado como parte de pagamento em uma venda. 


Veja também:

 

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Tel.: (16) 3851-3621

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