Este procedimento instrui como lançar a devolução de um ou mais produtos. A devolução de produtos é uma operação comum do comércio, na qual um cliente opta pode devolver um produto, por motivos diversificados. No sistema iCom é possível devolver um ou mais produtos da venda realizada. O produto devolvido gera um crédito na conta do cliente ou a devolução do dinheiro. Veja abaixo como lançar a devolução de um produto no sistema iCom
* A operação abaixo mostra como lançar a devolução de produto no iCom nas versões iguais ou inferiores a 466. Você está em uma versão superior a 466 e quer saber como lançar uma devolução? Consulte aqui
A operação de devolução de produtos pode ser acessada clicando a aba Vendas (#1), botão “Devolução ou Troca” nas opções 2 ou 3.

Após abrir a tela de devolução, é necessário fazer consulta dos produtos a serem devolvidos. A busca pode ser feita digitando o número do pedido de vendas (#1) ou selecionando o cliente (#2).
Após localizar o pedido de venda ou selecionar o cliente, clique no botão “Atualizar” (#3) para listar os produtos (#4)

Após carregar os produtos na pesquisa, dê dois cliques no produto que deseja devolver (#1); ele será selecionado e será exibida caixa para preenchermos algumas informações da devolução.
Informe a quantidade do produto que será devolvida (#2) e clique em lançar (#3). O produto será lançado para devolução (#4).
Repita o processo caso haja mais produtos a serem devolvidos

Após selecionar todos os produtos a serem devolvidos, como pode ser consultado na listagem de produtos na parte interior da tela (#1).
Perceba que o cliente da devolução será exibido no campo “Cliente Favorecido” (#2). É possível favorecer outro cliente em casos de devolução (Outra pessoa que irá usar os benefícios desta devolução).
Confira o valor total dos produtos devolvidos, e dê desconto ou acréscimo no valor caso queira (#3). Após conferir as informações, clique em “Finalizar devolução” (#4).

Será exibida tela final da devolução, onde vamos escolher se o valor da devolução será lançado na conta do cliente ou se o valor será retirado do caixa e devolvido ao cliente (#1).
- Lançar crédito na conta do cliente – Na conta do cliente será criado um registro de crédito, que depois pode ser usado no fechamento da conta do cliente do como desconto.
- Devolver dinheiro para o cliente – O valor da devolução será devolvido em dinheiro. Será criado um lançamento de saída de dinheiro no caixa
Em nosso exemplo, iremos devolver o dinheiro para o cliente. Depois clicamos em “Finalizar” (#2) para concluir a operação.

Operação concluída! A devolução foi finalizada e é exibida tela para impressão do comprovante de devolução, com as informações do cliente e os produtos devolvidos.

Veja também:
- Como lançar a devolução de produtos nas versões superiores à 466
- Cadastro de Formas de Recebimento dinâmicas
- Como lançar crédito avulso na conta de um cliente
- Como lançar Débito avulso na conta de um cliente