Como faturar uma Ordem de Serviço (versão superior à 476)

O faturamento da ordem de serviço mudou à partir da versão 476 do Sistema iCom. Caso a versão do seu sistema iCom seja abaixo da 476, clique no link abaixo para aprender como faturar uma ordem de serviço nas versões anteriores.

Como faturar uma ordem de serviço nas versões anteriores à 476

Neste documento, veremos como faturar uma ordem de serviço

Faturamento de ordem de serviço

Abra a Ordem de Serviço que deseja inserir o serviço, e faça as operações abaixo

  1. Verifique se sua ordem de serviço tem valores a serem faturados.
  2. Clique no botão “Faturar” ( * Se a OS não tiver valor a ser faturado, o botão “Faturar” não estará disponível ).

* Caso não saiba como consultar e abrir uma OS, veja: Como consultar uma Ordem de Serviço

OS – Botão “Faturar”

Será apresentada a tela de faturamento da OS. Nesta tela, serão apresentadas algumas informações fixas, porém a informação dos meios de recebimento aparecerá diferente em cada um dos sistemas iCom. Isto porque o meio de recebimento é um cadastro dinâmico na qual é possível cadastrar diferentes métodos de recebimento, o que varia de empresa para empresa.

* Veja em: Cadastro de Formas de Recebimento Dinâmicas

  1. Cliente – Exibe o cliente selecionado na OS. É possível visualizar o cadastro do cliente clicando no ícone de “pessoa” à direita.
  2. Crédito atual – Caso o cliente tenha saldo de crédito em haver, a informação é exibida e pode ser usado como parte do pagamento da Ordem de Serviço. 
  3. Total à Receber – Valor total a ser faturado.
  4. Formas de Pagamento – Informar nesta etapa, o valor pago pelo seu cliente, de acordo como a transação financeira foi realizada (dinheiro, cartão, cheque, pix, etc).
  5. Crédito Temporário – Esta parte da tela exibe a informação do crédito que o cliente tem para comprar à prazo na sua empresa. Caso o cliente tenha débitos com você, este valor também será exibido. Através desta dela é possível liberar crédito para que o cliente compre à prazo, mesmo que não tenha crédito disponível. * Use o atalho F12 ou pressione “liberar crédito temporário” para que possa digitar usuário e senha de liberação para vender à prazo.
  6. Recebido – Valor já recebido. Este campo irá automaticamente somar os valores informados nas formas de recebimento conforme forem inseridos.
  7. Restante – Saldo restante a ser informado nas formas de pagamento. Este campo deve estar zerado para que a transação seja concretizada. Ou seja, não pode haver restante.
  8. Finalizar [F5] – Botão para finalizar a transação de faturamento da Ordem de Serviço.
Detalhe de Faturamento da OS

No exemplo abaixo, iremos efetuar o faturamento da ordem de serviço usando dois métodos de recebimento. Neste exemplo, nosso cliente pagou a ordem serviço com R$ 1.000 em cartão de crédito parcelado em 5 vezes, e para os R$ 234,20 restantes, pagou com 250,00. 

Informamos então nas formas de pagamento igualmente nosso cliente nos pagou. O sistema automaticamente informa o valor do troco, e então finalizamos o faturamento da OS.

Faturamento da OS

E exibido então o formulário de impressão da Ordem de Serviço, com as informações do faturamento realizado, especificando as formas de pagamento usadas pelo cliente.

Impressão da OS com informação dos meios de pagamento

A ordem de serviço então passa a apresentar duas informações diferentes:

  1. Informação do Valor Faturado. * Caso mais serviços ou produtos sejam adicionados na Ordem de Serviço, é possível faturar este valor restante.
  2. Botão “Ver Faturamento” – Este botão exibirá todas as faturas da ordem de serviço, descrevendo todas as formas de pagamento usados pelo cliente.
OS com seu valor faturado.
Informações do Faturamento da OS

Através desde documento foi possível faturar uma ordem de serviço, informando todas as formas de pagamento usadas pelo cliente.


 

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