A gestão de contratos garante que as organizações criem, executem, gerenciem e analisem seus contratos com mais conformidade e redução de custos, incluindo todo o ciclo de vida do documento.
Neste documento, veremos como criar um novo contrato no sistema iCom.
Criação de Contratos
No sistema iCom, clique na aba “Contratos” (1) e depois, clique em “Novo Contrato” (2).

Na tela de criação do contrato, preencha as informações do contrato, de acordo com os campos listados abaixo:
- Informações iniciais do contrato
- Data da Venda – Data em que o contrato foi vendido / fechado
- Data de Inicio – Data em que o contrato passa a ser válido
- Periodicidade – Recorrência do contrato
- Semanal
- Quinzenal
- Mensal
- Bimestral
- Trimestral
- Quadrimestral
- Semestral
- Anual
- Quantidade de Períodos – Quantidade de períodos que o contrato irá durar
- Alertar em – Data para que o sistema comece alertar o usuário, que o contrato irá vender ou encerrar o período contratado
- Faturamento – Dia do mês em que o contrato será faturado
- Variação – Se o contrato é Fixo ou Variável
- Situação – Contrato Em negociação, Ativo ou Encerrado
- Informações do cliente – Selecione ou use a lupa, para selecionar o cliente do contrato.
- Saiba como consultar clientes em: Como consultar cadastro de clientes no sistema iCom
- Classificação e Descrição do Contrato
- Categoria – Informe a categoria do contrato
- Classificação – Informe a classificação do contrato
- Saiba como cadastrar Categorias e Classificações de Contrato em: Como cadastrar Categoria e Classificação de Contrato
- Descrição – Preencha uma descrição curta para o contrato que será criado.
- Novo Serviço – Clique para inserir os serviços a serem realizados neste contrato.

Inclusão de Serviços no Contrato
Na tela de inclusão de serviços, preencha os dados do serviço do contrato de acordo com os campos listados abaixo:
- Seleção do Serviço – Selecione na lista, o serviço a ser incluído no contrato
- Saiba como cadastrar Serviços em: Como cadastrar Serviços no Sistema iCom
- Quantidade – Informe a quantidade do serviço a ser realizado.
- Preço – Valor unitário do serviço. Automaticamente será calculado o “Subtotal“.
- Acréscimo / Desconto – Informe o valor de acréscimo ou desconto do serviço (em valor ou percentual). O campo “Total Geral” será calculado automaticamente.
- Detalhamento do Serviço – Campo de texto livre para preenchimento dos detalhes do serviço a ser realizado.
- Confirmar – Clique para incluir o serviço ao contrato.

Os serviços inseridos ao contrato serão listados, conforme imagem abaixo.

Após inserir todas as informações do contrato, é possível conferir os valores na parte inferior da tela do contrato (1). Inclusive, há campos para informar acréscimo ou desconto, sobre o valor total do contrato.
Após conferir todas as informações, clique no botão “Salvar” (2).

Faturamento do Contrato
Após salvar o contrato, o sistema iCom automaticamente abrirá a tela de faturamento, para que seja informada a maneira como o contrato será faturado.
Para nosso exemplo, faturamos o contrato utilizando a forma “à prazo”, com a quantidade de 12 parcelas, de acordo com a periodicidade que preenchemos em nosso contrato

Após fazer o faturamento, o contrato será automaticamente bloqueado para edições. Existe o botão de debloqueio, para permitir fazer ajustes no contrato.
* É necessário ter a permissão “40000173 – Desbloquear edição do contrato”.

O contrato foi criado com sucesso, e passará a ser exibido na tela de contratos.

Veja mais:
- Como consultar um Contrato no sistema iCom
- Como cadastrar Serviços no Sistema iCom
- Como cadastrar Categoria e Classificação de Contrato
- Como criar um Novo Contrato
- Como estender o período de um Contrato
- Como diminuir o período de um Contrato
- Como ajustar o valor das parcelas de um Contrato
- Como fazer a gestão de Custos dos Contratos
- Como cancelar um Contrato
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