Como criar um Novo Contrato

A gestão de contratos garante que as organizações criem, executem, gerenciem e analisem seus contratos com mais conformidade e redução de custos, incluindo todo o ciclo de vida do documento.

Neste documento, veremos como criar um novo contrato no sistema iCom.

Criação de Contratos

No sistema iCom, clique na aba “Contratos(1) e depois, clique em “Novo Contrato” (2).

Na tela de criação do contrato, preencha as informações do contrato, de acordo com os campos listados abaixo: 

  1. Informações iniciais do contrato
    • Data da Venda – Data em que o contrato foi vendido / fechado
    • Data de Inicio – Data em que o contrato passa a ser válido
    • Periodicidade – Recorrência do contrato
      • Semanal
      • Quinzenal
      • Mensal
      • Bimestral
      • Trimestral
      • Quadrimestral
      • Semestral
      • Anual
    • Quantidade de Períodos – Quantidade de períodos que o contrato irá durar
    • Alertar em – Data para que o sistema comece alertar o usuário, que o contrato irá vender ou encerrar o período contratado
    • Faturamento – Dia do mês em que o contrato será faturado
    • Variação – Se o contrato é Fixo ou Variável
    • Situação – Contrato Em negociação, Ativo ou Encerrado
  2. Informações do cliente – Selecione ou use a lupa, para selecionar o cliente do contrato. 
  3. Classificação e Descrição do Contrato
    • Categoria – Informe a categoria do contrato
    • Classificação – Informe a classificação do contrato
      • Saiba como cadastrar Categorias e Classificações de Contrato em: Como cadastrar Categoria e Classificação de Contrato
    • Descrição – Preencha uma descrição curta para o contrato que será criado. 
  4. Novo Serviço – Clique para inserir os serviços a serem realizados neste contrato.
Informações do contrato

Inclusão de Serviços no Contrato

Na tela de inclusão de serviços, preencha os dados do serviço do contrato de acordo com os campos listados abaixo: 

  1. Seleção do Serviço – Selecione na lista, o serviço a ser incluído no contrato
  2. Quantidade – Informe a quantidade do serviço a ser realizado. 
  3. Preço – Valor unitário do serviço. Automaticamente será calculado o “Subtotal.
  4. Acréscimo / Desconto – Informe o valor de acréscimo ou desconto do serviço (em valor ou percentual). O campo “Total Geral” será calculado automaticamente.
  5. Detalhamento do Serviço – Campo de texto livre para preenchimento dos detalhes do serviço a ser realizado.
  6. Confirmar – Clique para incluir o serviço ao contrato.
Inclusão de serviços no contrato

Os serviços inseridos ao contrato serão listados, conforme imagem abaixo.

Lista dos serviços incluídos no contrato

Após inserir todas as informações do contrato, é possível conferir os valores na parte inferior da tela do contrato (1). Inclusive, há campos para informar acréscimo ou desconto, sobre o valor total do contrato
Após conferir todas as informações, clique no botão “Salvar(2).

Total do Contrato

Faturamento do Contrato

Após salvar o contrato, o sistema iCom automaticamente abrirá a tela de faturamento, para que seja informada a maneira como o contrato será faturado. 
Para nosso exemplo, faturamos o contrato utilizando a forma “à prazo”, com a quantidade de 12 parcelas, de acordo com a periodicidade que preenchemos em nosso contrato

Após fazer o faturamento, o contrato será automaticamente bloqueado para edições. Existe o botão de debloqueio, para permitir fazer ajustes no contrato. 

* É necessário ter a permissão “40000173 – Desbloquear edição do contrato”.

O contrato foi criado com sucesso, e passará a ser exibido na tela de contratos.


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Tel.: (16) 3851-3621

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