Como cancelar um Contrato

A gestão de contratos garante que as organizações criem, executem, gerenciem e analisem seus contratos com mais conformidade e redução de custos, incluindo todo o ciclo de vida do documento.

Neste documento, veremos como cancelar um contrato ativo, e o que acontece com as faturas do contrato cancelado

Desbloqueio do contrato ativo

Como vimos anteriormente em “Como criar um Novo Contrato“, o contrato é bloqueado para edição de forma automática após ser criado. Para que possamos fazer alterações de texto, valores, extensão ou redução e cancelamento do contrato, precisamos então fazer o desbloqueio do mesmo, clicando no botão “Desbloquear“.

* É necessário ter a permissão “40000173 – Desbloquear edição do contrato”.

O contrato desbloqueado ficará com ícone azul de cadeado aberto (1), então agora é possível editá-lo. Para que possamos fazer o cancelamento deste contrato, clique no botão “Cancelar(2).

Cancelamento de Contrato

Ao clicar no botão “Cancelar”, aparecerá a tela de cancelamento do contrato. São necessários apenas algumas etapas para fazer esta operação. Veja: 

  1. Data do cancelamento: Preencha a data de cancelamento do contrato
  2. Cancelar após: Selecione o período de cancelamento
  3. Motivo do cancelamento: Informe o motivo pelo qual o contrato será cancelado
  4. Selecionar as faturas a serem canceladas. São exibidas somente faturas em aberto. 
  5. Clique no botão “Confirmar cancelamento“.

Após finalizado o cancelamento, o contrato será novamente bloqueado, e serão exibidas as informações do cancelamento. O valor total do contrato será ajustado, com o total das parcelas que já foram quitadas, ou não foram canceladas na etapa anterior.

E as faturas do contrato?

Todas as faturas do contrato que foram selecionadas no ato do cancelamento, também serão canceladas. Ao clicar no botão “Ver faturas“, serão exibidas as fatura do contrato. As faturas quitadas, em aberto e ativas, e também as canceladas. 

* habilite o campo “todas as faturas” para exibir as faturas já quitadas.

Seu contrato foi cancelado com sucesso! 


Veja mais:

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com nosso canal de Whatsapp

Print Friendly, PDF & Email

i12 Sistemas

Tel.: (16) 3851-3621

View All Posts by Author