Cadastro de formas de recebimento dinâmicas

Este procedimento instrui como cadastrar formas de recebimento no sistema iCom. Com o surgimento de novas formas de movimentação financeira, a i12 Sistemas tornou flexível o cadastro de formas de recebimento. Tanto para recebimento à vista quanto à prazo. 

As formas de recebimento dinâmicas estão disponíveis à partir da versão 476 do sistema iCom.

Veja abaixo os fluxos de recebimento e como cadastrá-las


 

NOVA TELA DE CADASTRO DE MÉTODO DE PAGAMENTO

A tela de cadastro da “Forma de Pagamento à Prazo” foi alterada para “Método de Recebimento“. Agora esta funcionalidade faz gestão de todas as formas de recebimento do sistema iCom, tanto à vista quanto á prazo. As mudanças tornaram flexíveis os métodos de recebimento, atendendo praticamente todos os tipos de meios de recebimento, como PIX, TED, DOC, Vale Alimentação, etc. 

Para cadastrar os métodos de recebimento, basta ir na guia Cadastro > Método de Recebimento

A tela de cadastro de meios de pagamento tem todos os meios de pagamento listados, separados em “À Prazo”, “À Vista” e “Crédito Cliente”

Métodos de Recebimento:

  • À Prazo – São os meios de pagamento na qual fica saldo devedor na conta do cliente, á ser recebido em prazo predefinido.
  • À Vista – São os meios de pagamento na qual o valor é recebido instantaneamente, independentemente do local de destino do valor recebido (Caixa, Conta Interna ou Conta Corrente)
  • Crédito Interno– Nova modalidade de método de recebimento, na qual é possível receber um faturamento com créditos que um cliente possa ter em conta. O crédito pode ser gerado manualmente, ou através de uma devolução. Novas nomenclaturas de crédito cliente podem ser geradas, como crédito provenientes de cheques que excedem o valor da venda, ou crédito provenientes de brindes. 

É possível escolher em quais módulos do sistema o método de pagamento poderá ser usado. Os módulos disponíveis para uso dos métodos de pagamento são Vendas, iPDV, Ordem de Serviço (O.S.) e Contrato

Cadastro de Formas de Recebimento

Para cadastrar uma nova forma de recebimento, basta utilizar dos botões na parte superior da tela de Métodos de Pagamento, de acordo com o Fluxo de Recebimento: À Vista, À Prazo ou Crédito Interno

Novo método de recebimento Á Vista

Na tela de cadastro de método de recebimento á vista, preencher os campos conforme informações abaixo: 

  1. Sigla – Campo de 3 dígitos. Este é um campo de informação única, ou seja, não pode haver dois cadastros com mesma sigla.
  2. Descrição – Preencher com a descrição do método de recebimento. 
  3. Categoria – Destino para onde o valor pago será enviado. Pode ser:
    • Dinheiro Caixa
    • Dinheiro C/C
    • Dinheiro Conta Interna
    • Cartão de Crédito
    • Cartão de Débito
    • Cheque à Vista
  4. Conta Corrente/Conta Interna – Caso a categoria (item 3) seja “Dinheiro C/C” ou “Dinheiro Conta Interna” será requisitada informação da conta corrente ou conta interna de destino.
  5. Opções de Uso – Módulos onde os métodos de recebimento podem ser usados. 
  6. Meio de Pagamento Fiscal (NF-e) – Caso empresa seja emissor de NF-e, qual a informação do meio de pagamento que será preenchida na nota fiscal
  7. Meio de Pagamento Fiscal (NFC-e/CF-e SAT) – Caso empresa seja emissor de NFC-e ou CF-e SAT, qual a informação do meio de pagamento que será preenchida na nota fiscal
  8. Salvar

Novo método de recebimento À Prazo

O método de recebimento com fluxo À Prazo segue padrão parecido com o fluxo à vista, mudando apenas algumas opções:

  1. Sigla – Campo de 3 dígitos. Este é um campo de informação única, ou seja, não pode haver dois cadastros com mesma sigla.
  2. Descrição – Preencher com a descrição do método de recebimento. 
  3. Categoria – Destino para onde o valor pago será enviado. Pode ser:
    • Boleto
    • Crediário
    • Cheque à Prazo
    • Promissória
  4. Opções de Uso – Módulos onde os métodos de recebimento podem ser usados. 
  5. Parcelamento Máximo – Quantidade limite de parcelas que a forma de recebimento irá permitir
  6. Meio de Pagamento Fiscal (NF-e / NFC-e / CF-e SAT) – Caso empresa seja emissor, selecionar a informação do meio de pagamento que será preenchida na nota fiscal
  7. Forma de Recebimento – Métodos de recebimento aceitos no processo de baixa da conta do cliente. Este processo geralmente é realizado na guia Financeiro > Recebimento de Contas ou Faturas e Pedidos em Aberto
  8. Salvar

Crédito Interno

O fluxo de recebimento do crédito interno é uma categoria usada na identificação do tipo de crédito que um cliente possa ter. 
Por padrão o sistema já disponibiliza dois cadastros para esta categoria:

  • Crédito Devolução/Troca – Esta é a categoria de crédito que o cliente recebe após efetuar devolução de produtos. 
  • Crédito Interno – Nomenclatura usada para identificar o crédito avulso gerado manualmente

O cadastro de novas categorias de crédito interno pode ser usado para ajudar distinguir e identificar a origem dos lançamentos de créditos que um cliente pode possuir. 

No exemplo abaixo, vamos cadastrar um tipo de crédito que um cliente pode receber como brinde, em promoções, sorteios ou “lives”. Iremos destacar apenas as informações relevantes

  1. Sigla – Campo de 3 dígitos. Este é um campo de informação única, ou seja, não pode haver dois cadastros com mesma sigla.
  2. Descrição – Preencher com a descrição do método de recebimento. 
  3. Categoria – Para este fluxo, só existe a categoria “Crédito Cliente Manual”
  4. Meio de Pagamento Fiscal (NF-e / NFC-e / CF-e SAT) – Crédito interno não tem uma “categoria fiscal” própria, então caso empresa seja emissor, será necessário informar outro tipo de meio de pagamento fiscal (Dinheiro no nosso exemplo)
  5. Salvar

O crédito interno pode ser aplicado na pratica em diversas situações. Abaixo é possível conferir alguns casos de uso onde o crédito interno pode ser usado:

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i12 Sistemas

Tel.: (16) 3851-3621

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